Fundado no reinado de D. Afonso III (séc. XIII), e mais tarde restaurado por D. Dinis, o castelo do Lindoso protegia as terras do vale do rio Lima evitando a entrada dos possíveis invasores pela portela da serra Amarela e pelo vale do rio Cabril. Teve exércitos até 1895, data em que foi desativado.
Durante a guerra da Restauração, o Lindoso assistiu a grandes combates e o castelo acabou por ser ocupado, em 1662, pelos espanhóis, sendo recuperado pelos portugueses em 1664. Entretanto, o sistema defensivo foi sendo melhorado com a construção de uma muralha do tipo Vauban, em forma de estrela pentagonal.
Atualmente, o castelo do Lindoso funciona como um prolongamento da Porta do Parque Nacional da Peneda-Gerês e possui uma exposição de peças da coleção do Museu Militar. Junto à fortificação encontra-se a eira comunitária do Lindoso com o seu vasto conjunto de espigueiros.
Como chegar.
41° 52′ 4″ N / 8° 11′ 56″ W
Acesso automóvel a Ponte da Barca a partir de:
– Porto – A3 (Porto – Valença) ou N101 de Braga a Ponte da Barca;
– Espanha – A3 (Valença – Porto) ou optar pelas Estradas Nacionais, entrando em Portugal por Valença, Monção, Melgaço ou Arcos de Valdevez.
De Ponte da Barca acesso a Lindoso pela N203 e N104-1
*texto retirado do site:
https://natural.pt/protected-areas/parque-nacional-peneda-geres/points-of-interest/castelo-de-lindoso?locale=pt